domingo, 27 de fevereiro de 2011

Colonizaçao do Brasil


Colonização do Brasil é o nome do processo de povoamento, exploração e dominação realizado pelosportugueses a partir do século XVI nas atuais terras brasileiras. Tem início com a chegada dos colonizadores à nova terra, habitada por numerosas nações indígenas.
Não se deve confundir a colonização do Brasil com a época do Brasil Colônia, visto que o processo de povoar e desenvolver o território começou antes e foi além da ocupação portuguesa, desde os índios até os imigrantes recentes.
Os povos ameríndios teriam sido os primeiros colonizadores (no sentido de que se propagaram pelo território). Sua origem ainda não foi plenamente esclarecida, mas a opinião mais aceita é de que descenderiam de antigas raças asiáticas e da Oceania que teriam chegado à América pelo estreito de Behring ou pela navegação no Oceano Pacífico.

A princípio os portugueses acreditavam que os índios pertenciam ao mesmo grupo social. Após algum tempo, percebeu-se que havia diferenças significativas: os grupos tupis possuíam uma organização social mais complexa e falavam uma mesma língua. Os tapuias habitavam o interior.

Hoje se diz que os índios do Brasil podiam ser divididos em quatro grande grupos étnicos: os tupi-guaranis, os tapuias (ou jês), os nu-aruaques e os caraíbas.
Todas estas nações indígenas, embora tivessem suas estruturas políticas distintas em relação às civilizaçõesdo México, da Bolívia e do Peru (que constituíram-se em impérios) e, não opondo ao colonizador português a resistência que essas haviam oposto ao espanhol, deixaram como legado milhares de novas palavras aovocabulário da língua portuguesa hoje falada no Brasil.
Muitos topônimos são originários da língua dos índios: os nomes de vários Estados (AmapáCearáPará,ParanáPernambucoPiauí), de numerosas cidades (CaraguatatubaCarapicuíbaEmbuItamarandiba,ItaquaquecetubaParanapiacaba etc.), de acidentes geográficos (AnhangabaúItapevaUrubuqueçaba,Itacolomi) e de animais (jaguatiricaurubutapirsiriemajacutinga) tem como origem a cultura indígena, provando sua força.

Expansão territorial

Costuma-se dizer que durante o século XVI, as povoações se concentravam no litoral, já que os colonos tinham medo da floresta e dos índios. Isso começou a mudar quando os jesuítas passaram a fundar missões no interior. A partir daí, a marcha em direção ao interior foi efetuada pelos bandeirantes e pelos criadores de gado. Aumentou consideravelmente a extensão do território, por ações de expedições militares do Governo para expulsar estrangeiros, jesuítas que fundaram aldeias para catequizar os índios e exploração econômica de riquezas naturais do sertão, bandeirantes que buscavam apresar índios no sertão, e acharam metais preciosos, e criadores de gado cujos rebanhos e fazendas foram sendo "empurrados" para o interior.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

América do Sul em 1750.


Brasil no inicio da Colonização.

A colonização do Brasil: um processo que marcou profundamente a formação do nosso país.

O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial. Posteriormente, o controle dessas áreas abrira espaço para que as primeiras práticas colonizadoras fossem empreendidas nas Ilhas de Açores e Madeira. 

Foto mostra linha do tratado de tordesilhas onde divide terras de portugal e inicia colonização do Brasil.

Escravos negros trabalhando na moenda.

Senhor e escravos.








Chegada dos Portugueses ao Brasil.



Inicio da Colonização do Brasil.




Chegada dos Portugueses ao Brasil.Onde inicia a Colonização.


Trabalho escravo.





Foto mostra organização de um engenho.


Caravelas dos Portugueses na chegada ao Brasil.


Escravos e Portugueses.













Grupo : Ana Gabriely, Ana Paula, Flavia, Gabriela, Igor, Rafaela Caixeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário